Ter o hábito da leitura abre diversas portas, seja para a imaginação, para o aprendizado ou para habilidades linguísticas importantes, como o desenvolvimento da fala e da construção do vocabulário.
Além disso, dedicar algum tempo à leitura pode proporcionar momentos especiais entre pais e filhos: ler por apenas 10 ou 15 minutos por dia é suficiente para despertar nos pequenos o interesse pelos livros.
Veja algumas dicas que podem ajudar na missão de desenvolver o hábito e o amor pela leitura nas crianças:
1. Nunca é cedo demais
Ler para um recém-nascido ajuda a construir um começo de vida melhor: bebês aprendem a língua através da repetição das palavras. Assim, quando um adulto for ler para uma criança, é importante que fale sobre os personagens, os objetos e os sons dos animais, por exemplo.
Ao ouvir a voz de quem está lendo, o bebê consegue atribuir sentido às letras e às imagens que vê com mais facilidade. No momento da leitura, também é interessante variar o tom da voz e a entonação, ajudando a manter o pequeno mais engajado e tornando a história mais real.
Vale lembrar que as crianças aprendem a amar livros muito antes de aprenderem a ler. Por isso, separar um tempo para a leitura as ajudará a apreciar esse hábito ainda mais enquanto crescem.
2. Seja um exemplo
É importante que as crianças vejam a leitura como algo divertido e prazeroso – e a melhor forma de realizar essa missão é sendo um exemplo. Se os filhos veem os pais lendo com frequência, é mais provável que eles sejam incentivados a ter o mesmo hábito, ficando, inclusive, um tempo maior longe das telas.
3. Mude de posição
Enquanto as crianças crescem, é interessante deixá-las assumir a posição que, normalmente, cabe ao adulto. Ou seja, realizar um revezamento na hora da leitura em voz alta, no qual um lê para o outro, auxiliando, assim, na construção da confiança e no reforço do aprendizado.
Confira:
- Ler por lazer ajuda a desenvolver habilidades verbais, diz estudo
- Para aprender melhor, repita o trecho em voz alta para alguém
Essa prática pode ser iniciada a pequenos passos. Por exemplo, se a criança ainda não sabe ler, o adulto pode pedir que ela aponte palavras ou figuras conhecidas. Em seguida, começar a ler frases completas. E, com a ampliação das habilidades, o revezamento pode evoluir para a leitura de páginas e, eventualmente, capítulos inteiros.
4. Ouça a criança
É fundamental prestar atenção nos interesses das crianças. Se ela é atraída por algum tema em particular, como dinossauros, vale tentar encontrar livros sobre o assunto. Isso ajudará a reforçar a ideia de que os livros são ferramentas para aprenderem sobre o que gostam.
Não é preciso se preocupar se os filhos estão lendo livros de filosofias ou considerados “cultos”, independentemente do gênero e do assunto, o importante é ler. Se a criança preferir apenas quadrinhos, por exemplo, continua sendo uma oportunidade de desenvolver a leitura.
5. Faça da leitura uma rotina
Fazer da leitura uma parte agradável da vida de uma criança começa com a incorporação dos livros na rotina diária. Assim, é importante criar um tempo especial para essa prática, seja antes de dormir ou na hora de se deslocar de um lugar para o outro.
Parte de aprender a gostar de ler também está relacionado a ter livros por perto e à disposição das crianças. Além disso, encontros literários podem ser uma ótima maneira dos pequenos desfrutarem de livros enquanto interagem socialmente com outras crianças.
Fonte: Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)