Dragões, mágicos, terras escondidas, guerreiras e robôs. À princípio, as histórias que permeiam os livros infanto-juvenis podem parecer apenas diversão, entretanto, a leitura possui papel fundamental na educação infantil e na formação social do indivíduo.
Além de contribuir para o processo de alfabetização e construção da linguagem, o ato de ler auxilia a criança a compreender o mundo que a cerca, colocando-a em contato com novas ideias e conhecimentos.
Entenda a seguir a importância da leitura no desenvolvimento infantil e como introduzir o hábito em casa.
Os benefícios da leitura para as crianças
Desde a primeira infância, o simples contato com diferentes texturas, formas, sons e estímulos contido nos livros pode ajudar no desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança.
A própria Base Nacional Comum Curricular, explica sobre a importância da leitura na educação e na formação do indivíduo pois “as experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.”
Dentre os diversos benefícios e objetivos da leitura, estão:
Auxiliar na alfabetização e letramento
A leitura na educação infantil está muito ligada ao processo de alfabetização e de letramento. Isso porque a interação com a escrita e as imagens possibilita a criança estabelecer associações e relações entre as letras e símbolos.
Ao longo dos anos, a leitura também corrobora para a ampliação do vocabulário da criança, capacitando-a a entender e utilizar as palavras nos contextos adequados.
Criar laços e afeto
Os livros, quando lidos em conjunto, possuem a capacidade de promover o afeto entre orador e ouvinte, criando laços essenciais para um desenvolvimento socioemocional saudável.
Além disso, através das diferentes narrativas e personagens, os livros ajudam a criança a identificar e experienciar diferentes sensações, como medo, compaixão, empatia, raiva e alegria. Esse processo será fundamental para que ela compreenda os seus próprios sentimentos e construa a sua própria identidade.
Proporcionar diversão e lazer
Em uma geração tão exposta aos aparelhos eletrônicos e à tecnologia, os livros acabam sendo, muitas vezes, esquecidos. Entretanto, a leitura pode ser uma ótima forma de diversão, estimulando a imaginação das crianças.
Desenvolver o pensamento crítico
Ao ler sobre diferentes temas e assuntos, e se deparar com novas ideias e conceitos, a criança passa a questionar o mundo ao seu redor, desenvolvendo um senso crítico mais apurado. Tal habilidade é fundamental na formação do indivíduo, pois está relacionada à saber controlar os seus impulsos, respeitar as diferentes opiniões, argumentar e ter uma participação ativa na sociedade.
Como incentivar a leitura na educação infantil?
O incentivo a leitura deve ocorrer em todos os ambientes que a criança frequenta, seja na escola, em casa, no parque ou em um shopping. Vale lembrar que a leitura não se dá apenas por meio de livros, sendo assim, familiares e professores podem – e devem – estimular o hábito de ler através de diferentes fontes, como placas, sinais, histórias em quadrinhos, memes, vídeos e revistas.
Um dos principais fatores que desestimulam as crianças a ler, é a imposição e a obrigatoriedade. Torne o hábito da leitura um momento agradável, através de histórias que estejam adequadas à idade da criança e que sejam relacionadas ao seus interesses.
Abaixo, separamos outras dicas que podem ajudar a incentivar a leitura. Confira:
- Deixe livros, revistas e gibis espalhados em lugares estratégicos, seja na sala de aula ou em casa. Dessa forma, o interesse pela leitura acontecerá de maneira natural;
- Proporcione momentos de leitura em família. Essa atitude passará a mensagem de que, além de ser divertido, é uma oportunidade de ficar perto de quem a gente gosta;
- A leitura é um momento lúdico. Ao ler, estimule a imaginação da criança interpretando os personagens, mudando o tom de voz conforme a sensação transmitida e fazendo o uso de onomatopeias. Essas estratégias tornarão o mundo dos livros ainda mais divertido;
- Permita que a criança, principalmente na primeira infância, explore os livros, manuseando-os e folhando-os livremente;
- As crianças aprendem através da observação, replicando o comportamento de familiares e amigos. Por isso, seja exemplo e incorpore a leitura na rotina da casa.
Muitas famílias acreditam que a criança que ainda não sabe ler não se interessa por livros e, portanto, não necessita ter contato com eles. Entretanto, não é bem assim. Desde pequenos os bebês já demonstram interesse pelas cores, figuras e formas e, com o passar do tempo, vão identificando-as, dando significados a elas.
Além disso, a leitura também pode ser estimulada através da contação de histórias, despertando a curiosidade e o prazer dos pequenos.
Como podemos ver, a leitura possui papel fundamental na educação infantil, sendo ferramenta indispensável para o aprimoramento de habilidades linguísticas e comunicativas, e também para o desenvolvimento da inteligência emocional.
A longo prazo, essas habilidades podem contribuir para um maior sucesso acadêmico, profissional e pessoal da criança. Vale lembrar, porém, que não basta apenas disponibilizar uma série de livros para a criança ler, o hábito da leitura deve ser acompanhado e incentivado tanto pela escola, quanto pela família.
Fonte: querobolsa.com.br – Luiza Padovam Vieira